Projetos

Projetos para Data Center

Data Centers são infraestruturas complexas e compostas por diversos componentes que, viabilizam o processamento e armazenamento de informações vitais para a continuidade e saúde dos negócios das empresas.

Nesse cenário, a climatização é um sistema crítico pois é o segundo sistema que mais consome energia do conjunto, sendo também o responsável por manter o ambiente interno favorável à operação dos equipamentos, servidores, storages, switches, etc.

O sistema de ar condicionado dedicado para data center e salas de servidores realiza:

O controle da temperatura: os servidores e demais equipamentos do data center aquecem muito durante seu funcionamento, correndo o risco de desligarem ou queimarem, o que pode causar uma parada não programada. A dissipação de energia em forma de calor pode levar a temperatura de um data center a ultrapassar facilmente os 50ºC, sendo que a temperatura ideal para funcionamento gira em torno de 25ºC.

Assim, para manter a temperatura mais baixa e estável, é necessário utilizar máquinas específicas de ar condicionado.

O controle da qualidade do ar: permite garantir a qualidade da pureza do ar no interior do data center evitando a presença de partículas sólidas e contaminantes no ar. A limpeza do ar ocorre por meio de um sistema de filtragem presente nas unidades de ar condicionado.

O controle da umidade: A baixa umidade do ar pode gerar carga eletrostática que queima os componentes eletrônicos dos servidores. Já a alta umidade pode causar a condensação de água dentro dos servidores. Ambas as situações representando sérios problemas.

Como os equipamentos de climatização são os que consomem mais energia dentro do data center, além dos servidores, devem ser tomados cuidados especiais durante o projeto para aumentar a eficiência do sistema de refrigeração. Entre as técnicas de refrigeração que devem ser adotadas durante o projeto de qualquer data center, destaca-se o free cooling, que utiliza o ar externo para refrigerar internamente, otimizando o consumo de energia elétrica, a utilização de sistema com água gelada (chillers) e o confinamento dos corredores quente ou frio.

Por estes motivos a Vitor Refrigeração tem capacitação técnica para executar adequadamente projetos que exigem segurança e eficiência. Se a temperatura ficar acima do previsto, o sistema emite um aviso por e-mail e SMS para o Cliente e a Vitor, oportunizando ação imediata sobre o evento.